quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Tara





               “Escrever é perder a reputação.” As palavras vão aparecendo no branco com aquela cara canalha, intensificando o prazer do escritor de apalpá-las, de beliscá-las com gula de tarado. Vêm suadas, exigindo listas e projetos que quase ninguém tem. Mas também vêm debochadas, com cheiro de terra molhada, causando enjoo e prostração.

               Esse é o mistério. Sensações conhecidas arranham o papel e o que se pretendia sedutor, como um sussurro no cangote, vai ficando rouco e adiposo, anestesiando o deslumbramento. E as palavras longilíneas criam celulites e sacolejam estrias até minguarem transparentes, até sumirem encharcadas por clichês.

               São perversas as palavras, todavia. Acorrentam o Gigante e passeiam escandalosas em volta dele com trejeitos e fetiches mascarados. Tocam-lhe com os pés nus e fazem-lhe cócegas nos antebraços de pelos eriçados , provocando-lhe arrepios de embriaguez
               E tudo recomeça.

               Escancaram as palavras a intimidade de seus invólucros e de novo o lápis desliza safado. Então o cheiro de terra molhada vira janela embaçada e o clichê vira vento em gestação, vira vontade de chover.



(imagem: http://www.google.com.br)

9 comentários:

  1. E, ainda assim, apesar de... somos fanáticos pela palavra!
    [ ] Célia

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, Maria Teresa. Que fantástica maneira de descrever como se escreve!
    As sensações são plurais, as palavras endoidecidas e muitas vezes são lúcidas.
    Estamos em sintonia com esse caso de amor, que em momentos parece mais um desamor, um terreno infértil, mas sempre chega a água para saciar a nossa sede.
    Parabéns.
    Beijos na alma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Patrícia. Acho que temos mesmo necessidade dessa doideira para contrabalançar, muitas vezes, o jeito ordeiro e ordenado de empurrar a rotina.
      Seja sempre muito bem-vinda.
      Beijos

      Excluir
  3. A escrita é uma sedução onde se perde o medo das palavras. Daí à perda da reputação é um pequeno passo.
    Gostei muito deste texto. Uma visão apurada e algo diferente sobre a escrita.
    Um beijo, Maria Teresa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perder o medo, eis a questão, Nilson. Ele engessa a mão e as palavras ficam rindo à toa, com cara de quem está ganhando o jogo!!
      Obrigada, venha sempre.
      Beijo

      Excluir
  4. Deliciosa lavra metalinguística, Maria Teresa. Você nos pinta o fiel retrato desta senhora que nos instiga, nos frustra e nos tira do sério. Parabéns e um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Marcelo. Que ela nos tire o chão mesmo...
      Abração

      Excluir
  5. According to Stanford Medical, It's in fact the ONLY reason women in this country live 10 years longer and weigh an average of 42 pounds lighter than we do.

    (And by the way, it really has NOTHING to do with genetics or some hard exercise and really, EVERYTHING to "how" they eat.)

    P.S, I said "HOW", not "WHAT"...

    Click this link to determine if this short questionnaire can help you find out your true weight loss potential

    ResponderExcluir