sexta-feira, 9 de julho de 2010

Vinicius


A poesia foi para ele amante exigente, de quem Vinicius procurou despedir-se por não conseguir vincular-se plenamente, devido a seu compromisso social, devido a seu engajamento. Certa vez, ele escreve pedindo desculpa aos leitores por não atender ao chamado daquela que a quem amou mais do que tudo, mais do que as mulheres, talvez, que sempre inspiraram os seus poemas. Pede desculpas por não atender ao chamado da poesia porque a realidade da vida parece ser uma obrigação mais premente, mais angustiante: “Digam-lhe que estou tristíssimo, mas não posso ir esta noite ao seu encontro. / Contem-lhe que há milhões de corpos a enterrar / Muitas cidades a reerguer, muita pobreza pelo mundo. / [...] Façam-lhe ver que é preciso eu estar alerta, voltado para todos os caminhos / Pronto a socorrer, a amar, a mentir, a morrer se for preciso.” No entanto, essa despedida nunca ocorreu, pois o poeta sempre submeteu sua temática social ao lirismo que embala e seduz pela emoção e pela coerência. Hoje, 30 anos sem Vinícius, minha homenagem ao poeta cantor da mulher que passa, ao poeta que se pensou desde o dia da criação, ao poeta que construiu um mundo particular de poesia e onde provavelmente esteja vivendo e con-vivendo cheio de alegria, louvando a beleza e louvando o amor, que possui a forma e a magia de todas as mulheres.

6 comentários:

  1. Bem lembrado, Maria Teresa. Vinicius era/é um
    POETAMOR....

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  2. Junto-me a você nessa homenagem ao nosso querido Poetinha, que tantos momentos lindos colocou em minha vida, que tantas vezes falou por mim, emprestando-me suas palavras para dizer o que eu não conseguiria com as minhas, um dos doces e apaixonantes Poetas de Meu Coração.
    E, usando uma forma muito dele de se despedir, apenas digo: SARAVA, VINICIUS!...

    Beijos, Maria Teresa.

    ResponderExcluir
  3. Maria Teresa,
    Também fiz uma referência a Vinicius, ele andou tão por dentro dos meus afectos!.. Foi realmente o poeta do amor, mas também o poeta de causas, um humanista.
    Beijinhos,
    Manuela

    ResponderExcluir
  4. Nivaldete:
    Isso mesmo, POETAMOR, tudo em maiúsculo!
    Beijos


    Dulce:
    A cada verso, um pensamento antológico que faz refletir, que faz sonhar. De fato, lindo esse nosso Poetinha!
    Beijos


    Manuela:
    Daí ter sido tão inteiro, reunindo razão e emoção, realidade e sonho, cotidiano e magia!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Vinicus, O POETA! Pena que ele se foi meio precocemente, quando estava no auge de sua inspiração e poderia nos presentear ainda com o seu talento de poeta, compositor e homem das letras. Para todos nós fica a lembrança saudosa desse grande representante da nossa literatura.!

    ResponderExcluir
  6. Ru:
    Sem dúvida! Essa lembrança fá-lo estar aqui, cantando e poetando para nós!
    Bjos

    ResponderExcluir