quinta-feira, 3 de junho de 2010

Idiotices

(O Estado de São Paulo, D8, 3/06/2010)

Não sabia se era melhor chegar com seu jeito explosivo ou com aquele outro ardiloso; estava quase dando meia volta e deixando pra lá como sempre acontecia, como se fosse já um preceito há muito definido. O problema era desvencilhar-se do encantamento provocado por aquela voz vestida de ordenança e adornada de exotismo. Nunca sabia o que tinha que ser feito e seguia obediente apenas seguia, dispensando-se de reflexão ou de bom senso. Sentia cutucar-lhe porém um pensamento intrometediço que lhe tirava o sono e que impedia seu caminhar compreensivo, cheio de tolerância de dignidade evaporada. Então prosseguia naquele rumo árduo de definição não sabida. Prosseguia sem querer saber de vírgulas ou de paradas camufladas que adiariam sua decisão que enfim tomava forma e que espelhava a rigidez de sua fraqueza, afinal era só abrir a porta e colocar ali mesmo na soleira o ponto final com gosto já de estertor e de coisa moribunda. Procurou a chave, encontrou a fechadura e esbarrou nos parênteses: foi assim que correu para a melodia dos sons que acorrentavam sua liberdade sufocada.

10 comentários:

  1. Brilhante, a escolha desta banda desenhada (corrosiva, que muito aprecio) e o texto, irónico, talvez, mas suficientemente explícito!
    Agradeço suas visitas e simpáticos comentários!
    Beijinho

    ResponderExcluir
  2. Quicas:
    Para mim, é sempre um prazer encontrá-lo por aqui.
    A ironia é, de fato, uma máscara utilíssima para que se abordem os enredos do cotidiano. Como você bem disse, às vezes ela corrói.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Oi, Maria Teresa!

    Sua forma de escrever me enche de admiração e de "invejinha boa", hehehe

    Gostaria de conseguir colocar "no papel" meus pensamentos assim, de forma tão coerente!

    "O problema era desvencilhar-se do encantamento provocado por aquela voz vestida de ordenança e adornada de exotismo..."

    Sempre gosto dos seus textos!
    beijoca carinhosa,
    Neli

    ResponderExcluir
  4. Como os quadrinhos espelham bem a situação explorada. Afinal,muitas vezes de coisas não expressas partem sentimentos e emoções. Gostei. BJ RUTH

    ResponderExcluir
  5. Neli:
    Muito obrigada por suas palavras tão cheias de ternura. Texto é que nem filho e falar bem do filho ...
    Beijos


    Ru:
    Sempre adorei os quadrinhos pela concisão que eles encerram. E pela profundidade que normalmente favorece a reflexão amadurecida.
    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Amiga Teresa!

    Canso-me de repetir o que sinto quando a leio, alegria, uma enorme alegria...pela forma linda como escreve e que muito aprecio.

    Adorei mais este texto, que tem algo de sarcástico/irónico que gosto muito.
    Lembrou-me, se mal comparo Miguel Esteves Cardoso.

    Beijinhos

    Na casa do Rau

    ResponderExcluir
  7. Cara Fernanda:
    Fico muito feliz de que tenha apreciado o texto, de que tenha sentido essa alegria; coisa boa. Também fico lisongeada com a comparação. Conheço pouco do Miguel Esteves Cardoso, mas o suficiente para saber que ele é um dos grandes autores portugueses da modernidade; que elogio!
    Beijo carinhoso

    ResponderExcluir
  8. Maria Teresa, sempre poética ao escrever!
    Adoro sua maneira de brincar com as palavras, vc faz delas o que bem entende...rs

    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Todo um processo subjetivo, forte, condensado no seu texto! Fiquei pensando no som da chave na fechadura... Gosto dessa inquietação que resta...
    grande abraço!

    ResponderExcluir
  10. Vera:
    Você sempre um amor de gentil. Obrigada.
    Bjos


    Nivaldete:
    É curioso. Quando o papel recebe as primeiras palavras, ele assume ares de comando que, às vezes, fazem com que a intenção do texto fique mais intensamente delineada. Foi mais ou menos isso que aconteceu até o momento da chave na fechadura...
    Beijo

    ResponderExcluir