segunda-feira, 12 de abril de 2010

Obsessão

Era um porta-retrato comum com direito a foto em pé ou deitada. Como todos os porta-retratos comuns. Mas era especial. Especialíssimo por deixar em evidência aquela foto em branco e preto meio desbotada, coberta pelas rugas que fazem parte do tempo ranzinza e cheio de manias. É que ele não foi feito para ser congelado por um flash que valoriza quase sempre um sorriso cheio de pose e de dentes brancos perolados. Ele quer seguir sua marcha cautelosaerotineira, cansativaeinterminável, sem que ninguém lhe apresente elenco de opções diversas. Foi num desses momentos, entretanto, que a foto surgiu, porém o rosto estava tão espontaneamente lindo e a fileira de dentes ria com tanta ternura, que até o tempo se esqueceu de caminhar por um segundo e ficou olhando com cara de tempo congelado. Depois fez questão de amarelecer, para que ninguém percebesse o momentâneo deslize de sua trajetória, mas o que fica para mim é que esse mesmo tempo apaixonou-se tão perdidamente pela meiguice do sorriso, que nunca conseguiu nublar-lhe o brilho sonoro que continua a embalar-lhe o casmurro caminhar em linha reta de sua sina de tempo. Sina de tempo eternaeobsessiva que não permite que ele pare e que olhe para trás.

6 comentários:

  1. Perturbadora sempre a noção de tempo... Foi quando? Há 10 anos? Mas parece recente... E o recente às vezes parece tão velho...

    ResponderExcluir
  2. Oi Querida,

    Desculpe o sumiço... ando tão atarefada e agora com a gravidez, muito mais cansada...
    mas venho sempre me deleitar com suas palavras.

    Beijo grande,

    Cacau

    ResponderExcluir
  3. Nivaldete:
    Essas histórias são mesmo de todos os tempos; são perenes e ficam enquadradas nos porta-retratos comuns de todos os lares. É nossa tentativa de driblar a obsessão do tempo.
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Cacau:
    A Juliana merece! Mas fico muito feliz quando você vem me fazer uma visita.
    Beijo carinhoso

    ResponderExcluir
  5. Maria Teresa!
    Tenho na minha sala um perturbador retrato dos meus 15 anos. Tem vezes que me perguntam: Quem é essa linda moça? Eu digo sempre :Fui eu!
    Mas o que seria de nós sem as nossas lembranças?

    bjos, minha querida!
    Maria Alice






    Maria Alice

    ResponderExcluir
  6. Maria Alice:
    Por que "fui"? Você "é" uma pessoa encantadora que o retrato possivelmente tentou captar.
    Beijo carinhoso.

    ResponderExcluir