segunda-feira, 14 de março de 2011

Luto


Impossível imaginar o momento quando os moradores de Sendai abriram os olhos nesta manhã de 2ª. feira. Cinzas, desolação, desamparo, terror, nada que preencha por dentro e que alimente o que se espera do dia seguinte. Prevenções, anseios, trabalho, moradia, família, tudo perdido? Quase tudo. A determinação com que o povo japonês enfrenta a devastação é exemplo dos mais nobres, dos mais dignos. Muitos ainda nem conseguiram entender bem as dimensões da tragédia, andando pelos escombros e sofrendo com a falta de eletricidade, água, comida, enquanto os cientistas e engenheiros analisam com presteza o perigo de radiação das usinas atingidas e o vulcão de Kyushu, ao sul do país, retoma sua atividade com lavas de até 2 mil metros de altura. A tecnologia minimiza os danos da violência, mas a natureza tem sempre a última palavra. O mundo está de luto. Tudo está tingido daquela cor cinzenta das ondas que invadiram os espaços japoneses, os mais preparados para os sismos, mas nem tanto, pois até eles tiveram sua capacidade obstruída pelos limites da vulnerabilidade humana. Tempo de luto. Tempo de reflexão sobre a nossa pequenez. Deus nos proteja!

16 comentários:

  1. O mundo assiste, atônito, a mais essa tragédia, coracão partido ante tanta dor... Repito, alma engasgada, a frase (ou prece) com que encerrou sua postagem, Maria Teresa: Deus nos proteja!

    ResponderExcluir
  2. Maia Teresa
    Dum momento para o outro, tudo o que se construiu numa vida se desmorona. O Japão tenta erguer-se das cinzas enquanto o resto do mundo se sente pequenino perante a força da natureza.
    Como o povo diz "Não somos nada".
    Beijinhos
    Lourdes

    ResponderExcluir
  3. Maior que o luto, que é de toda a humanidade, só a capacidade de superação do povo japonês - que saberá, como sempre, dar a volta por cima. Ainda que seja por cima de um tsunami. Um grande abraço, Lucia.

    ResponderExcluir
  4. Olá amiga!
    Acho pouco provavél que DEUS nos proteja em um momento desses...ELE deve estar assistindo a tudo o que está acontecendo e sem poder fazer nada!! Afinal, nós mesmos estamos destruindo o que ELE nos deu em perfeitas condições!! Muito lixo, muita gente aumentando o lixo e poluindo o ar...não há planeta que aguente! mas também espero que eles superem isso tudo e repensem nas suas atitudes em relação ao novo planeta!!
    Abraços
    Lhú Weiss

    ResponderExcluir
  5. Dulce:
    O sofrimento irmana, mas realmente, faz o coração partir...
    Beijos


    Lourdes:
    Esse sentido de niilismo faz-nos refletir e buscar coerência de atitudes. O mundo deixa de ser o mesmo depois da catástrofe.
    Beijos


    Marcelo:
    Verdade: havemos de aprender com eles!
    Abraços


    Lhú:
    A Natureza foi soberana e o bom senso manda reconhecer essa superioridade...
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Sim, que Deus nos proteja neste vasto mundo que parece pequenino diante da grandiosidade da natureza! Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Cassia:
    Como somos minúsculos, não é?
    Um beijo carinhoso pra você.

    ResponderExcluir
  8. Todos nos irmanamos nesse luto global: é o mundo que agoniza. Deus nos guarde!

    Bj Ruth

    ResponderExcluir
  9. De facto Maria Teresa, de um instante para o outro cair em tamanho caos dói só em imaginar! Eu não consigo seguir as notícias onde se detalha tudo, pormenores de caso a caso, considero de uma violência muito grande!
    Vem escolhida a tela de Guernica, já estive nessa pequena cidade, onde foi a violência do homem a dizimar tudo!
    Tenho tido saudades de vir cá, mas ausentei-me, depois vim cansada e agora estou a regressar devagar.
    Beijinhos,
    Manuela

    ResponderExcluir
  10. Ru:
    Parece um pesadelo, só que quando acordamos ele ainda está lá.
    Bjos


    Manuela:
    Invejo a sua atenção sempre pronta, ao contrário do que você diz. Às vezes, é impossível aparecer, mesmo neste mundo nosso por aqui.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Teresa:
    É muito triste mesmo...não dá nem para tentar sentir o que estão passando.Horrível! O povo japones cai de pé, sempre encontram forças para recomeçar com dignidade, perseverança,resignação e fé! Que Deus esteja olhando um pouquinho mais para eles agora nesse momento de tanta dor.
    beijos prá vc!
    Roseli

    ResponderExcluir
  12. Estamos de luto, sim, Maria Teresa!

    Que momento mais triste para tantas famílias...Que Deus nos ajude a superar tudo isso, porque entender...é um pouco difícil...

    beijo
    Neli

    ResponderExcluir
  13. Ediney:
    Obrigada pela presença generosa. Apareça sempre.
    Abraços


    Neli:
    A cada dia a tragédia parece nos tragar mais e mais...
    Beijo

    ResponderExcluir
  14. Roseli:
    E como caem de pé! Impressionantes os relatos sobre a racionalidade deles; impressionantes os valores que se mantêm, mesmo em meio ao caos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Difícil manter a cabeça fria numa hora dessas. Quanto a causas, excetuando as mais evidentes, é complicado dizer. Enfim, nessas horas é mais suave ter fé em Deus do que não ter.

    Beijo beijo.

    ResponderExcluir