Impossível imaginar o momento quando os moradores de Sendai abriram os olhos nesta manhã de 2ª. feira. Cinzas, desolação, desamparo, terror, nada que preencha por dentro e que alimente o que se espera do dia seguinte. Prevenções, anseios, trabalho, moradia, família, tudo perdido? Quase tudo. A determinação com que o povo japonês enfrenta a devastação é exemplo dos mais nobres, dos mais dignos. Muitos ainda nem conseguiram entender bem as dimensões da tragédia, andando pelos escombros e sofrendo com a falta de eletricidade, água, comida, enquanto os cientistas e engenheiros analisam com presteza o perigo de radiação das usinas atingidas e o vulcão de Kyushu, ao sul do país, retoma sua atividade com lavas de até 2 mil metros de altura. A tecnologia minimiza os danos da violência, mas a natureza tem sempre a última palavra. O mundo está de luto. Tudo está tingido daquela cor cinzenta das ondas que invadiram os espaços japoneses, os mais preparados para os sismos, mas nem tanto, pois até eles tiveram sua capacidade obstruída pelos limites da vulnerabilidade humana. Tempo de luto. Tempo de reflexão sobre a nossa pequenez. Deus nos proteja!
O mundo assiste, atônito, a mais essa tragédia, coracão partido ante tanta dor... Repito, alma engasgada, a frase (ou prece) com que encerrou sua postagem, Maria Teresa: Deus nos proteja!
ResponderExcluirMaia Teresa
ResponderExcluirDum momento para o outro, tudo o que se construiu numa vida se desmorona. O Japão tenta erguer-se das cinzas enquanto o resto do mundo se sente pequenino perante a força da natureza.
Como o povo diz "Não somos nada".
Beijinhos
Lourdes
Maior que o luto, que é de toda a humanidade, só a capacidade de superação do povo japonês - que saberá, como sempre, dar a volta por cima. Ainda que seja por cima de um tsunami. Um grande abraço, Lucia.
ResponderExcluirOlá amiga!
ResponderExcluirAcho pouco provavél que DEUS nos proteja em um momento desses...ELE deve estar assistindo a tudo o que está acontecendo e sem poder fazer nada!! Afinal, nós mesmos estamos destruindo o que ELE nos deu em perfeitas condições!! Muito lixo, muita gente aumentando o lixo e poluindo o ar...não há planeta que aguente! mas também espero que eles superem isso tudo e repensem nas suas atitudes em relação ao novo planeta!!
Abraços
Lhú Weiss
Dulce:
ResponderExcluirO sofrimento irmana, mas realmente, faz o coração partir...
Beijos
Lourdes:
Esse sentido de niilismo faz-nos refletir e buscar coerência de atitudes. O mundo deixa de ser o mesmo depois da catástrofe.
Beijos
Marcelo:
Verdade: havemos de aprender com eles!
Abraços
Lhú:
A Natureza foi soberana e o bom senso manda reconhecer essa superioridade...
Beijos
Sim, que Deus nos proteja neste vasto mundo que parece pequenino diante da grandiosidade da natureza! Beijos!
ResponderExcluirCassia:
ResponderExcluirComo somos minúsculos, não é?
Um beijo carinhoso pra você.
Todos nos irmanamos nesse luto global: é o mundo que agoniza. Deus nos guarde!
ResponderExcluirBj Ruth
De facto Maria Teresa, de um instante para o outro cair em tamanho caos dói só em imaginar! Eu não consigo seguir as notícias onde se detalha tudo, pormenores de caso a caso, considero de uma violência muito grande!
ResponderExcluirVem escolhida a tela de Guernica, já estive nessa pequena cidade, onde foi a violência do homem a dizimar tudo!
Tenho tido saudades de vir cá, mas ausentei-me, depois vim cansada e agora estou a regressar devagar.
Beijinhos,
Manuela
Ru:
ResponderExcluirParece um pesadelo, só que quando acordamos ele ainda está lá.
Bjos
Manuela:
Invejo a sua atenção sempre pronta, ao contrário do que você diz. Às vezes, é impossível aparecer, mesmo neste mundo nosso por aqui.
Beijos
Teresa:
ResponderExcluirÉ muito triste mesmo...não dá nem para tentar sentir o que estão passando.Horrível! O povo japones cai de pé, sempre encontram forças para recomeçar com dignidade, perseverança,resignação e fé! Que Deus esteja olhando um pouquinho mais para eles agora nesse momento de tanta dor.
beijos prá vc!
Roseli
contigo nesta dor que é do mundo
ResponderExcluirEstamos de luto, sim, Maria Teresa!
ResponderExcluirQue momento mais triste para tantas famílias...Que Deus nos ajude a superar tudo isso, porque entender...é um pouco difícil...
beijo
Neli
Ediney:
ResponderExcluirObrigada pela presença generosa. Apareça sempre.
Abraços
Neli:
A cada dia a tragédia parece nos tragar mais e mais...
Beijo
Roseli:
ResponderExcluirE como caem de pé! Impressionantes os relatos sobre a racionalidade deles; impressionantes os valores que se mantêm, mesmo em meio ao caos.
Beijos
Difícil manter a cabeça fria numa hora dessas. Quanto a causas, excetuando as mais evidentes, é complicado dizer. Enfim, nessas horas é mais suave ter fé em Deus do que não ter.
ResponderExcluirBeijo beijo.