quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Tiramissu


Devia estar no espaço dos destilados, mas eu olhei tudo ali e não vi nenhuma grappa autêntica como mandava a receita. Sua mãe insistia nisso. Se não for grappa, não fica com o sabor que ele gosta! - e esse era o segredinho que ela queria me contar. Imagine, já fiz com rum e com cachaça mesmo e ninguém notou a diferença, só que desta vez você não vai dizer que o dela era melhor que o meu, não vai não. Quase me matei de procurar o papel amarelado na minha caixa de receitas especiais, mas o negócio é que a gente pega uma folha ali, lê e relê e leva embora pra fazer exatamente igual e você sabe, eu mudo sempre, detesto ficar refém e a receita fica meio melada e esquecida em qualquer lugar, é sempre assim. Não mudo o mascarpone, isso não! Tem gente que usa requeijão mais baratinho, mas aí, é claro, não fica a mesma coisa, a consistência é outra. Aliás, pão duro é que não sou, você sabe há muito tempo, agora então sabe bem, desde quando começou a reclamar da compra do supermercado. Até concordei que mais de 400g de peito de peru light Sadia por semana estragam e ficam com aquela gosminha de coisa podre, isso eu tenho levado em conta, mas ficar regulando tudo não dá. Você alargou sua mania de regular, ou virou ciumento e fica ligando até pra academia... Nem se deu conta, mas eu já emagreci uns 3 quilos e vou ficar elegantérrima no meu vestido azul do casamento. Nossa, nem me fale de casamento, está faltando um mês e pouco e eu já estou quase desistindo do mascarpone e trocando pelo requeijão light e molenga com muito menos calorias. Precisamos dar um jeito na casa, vai ficar vazia demais, tenho até comprado algumas revistas de decoração e uns enfeites pra encher tudo de flor; você sabe, eu adoro flor pra afastar a melancolia. Estou aqui batendo as claras na batedeira que você me deu e ela reflete minha cara pensativa: vou usar as taças de pé alto, aquelas de cristal com uns desenhos em forma de lágrima; tenho certeza, você vai gostar. Consegui até uns biscoitos bem crocantes sem aquele açúcar em cima. Já sei, você vai dizer que não ficou igual, mas o seu paladar mudou, isso sim, pois fiz exatamente como mandava a folha amarelada. Imagine, ela estava bem dobrada dentro do Ver: amor do David Grossman que você me deu também, e eu não acabo nunca de ler; nossa, não vejo a hora, de tanto que estou gostando, mas o casamento está aí e então quem sabe na salinha nova de leitura... Sendo bem sincera, se estiver sentado numa poltrona reclinada no meio da salinha - sabe aquela poltrona ma-ra-vi-lho-sa que vimos ontem no D&D - você nem perceberá que o rum substitui muito bem a grappa italianíssima.

7 comentários:

  1. Tiramissu, preparativos para o casamento, a cabeça a mil...
    É fantástico poder entrar na mente de alguém, assim, como se fosse a nossa propria mente pensando, embaralhando assunto, misturando tudo...
    Beijos e um bom dia...

    ResponderExcluir
  2. Dulce:
    O pensamento nunca segue rumos definidos, anda em zigue-zague mesmo. Difícil levá-lo em rédea curta, você tem razão.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá Maria Teresa,
    Gosto muito de Tiramissu!...E esta conversa com todos os seus detalhes e baralhações, tem uma autenticidade, que me entrou no ouvido!!!
    Beijinhos,
    Manú

    ResponderExcluir
  4. TIRAMISSU... isso você não aprendeu comigo.Nunca ouvi dizer... Contudo, nas suas mãos tudo vira algo gostoso e apetitoso. Quero experimentar o tal do tiramussu! Com relação ao casamento,já tão próximo, não se preocupe: você está ótima, pode se deleitar com sua nova receita. BJ RUTH

    ResponderExcluir
  5. Manuela:
    Bom saber que ficou autêntico. Até tiramissu de mentira tem que derreter na boca, né?
    Beijos


    Ru:
    Não, não. Como diz o outro, qualquer semelhança é mera coincidência!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. A foto é de seu Tiramissu? Já pode se casar!! E aproveite cada minuto do antes, durante e depois do casamento. Um turbilhão de emoções... Parabéns.
    arianna

    ResponderExcluir
  7. Arianna:
    Tá aí: fazer tiramissu deveria ser condição indispensável para entrar no altar, certo?
    Obrigada pelo comentário carinhoso.

    ResponderExcluir