terça-feira, 15 de junho de 2010

Vuvuzelas


Alma dividida. Não quereria ser o Dunga. Ou quereria? Saco de pancadas e de xingamentos e de críticas - pelo que disse e pelo que não disse pelo que fez e pelo que não fez pelo jogador que convocou e pelo que não convocou pelo treino aberto e pelo treino a portas fechadas - de todos os que se reconhecem melhores do que ele para comandar os craques. Todos os brasileiros ou quase todos que, antes do dia de hoje, até se tinham esquecido de que tinham nascido nesta pátria verdeamarela. Nele se concentram olhares de polo a polo e nele se congregam nossas esperanças simbolizadas pelas bandeiras estendidas nas janelas nas varandas nas camisetas nos bonés no asfalto das ruas, nos carros e nas vuvuzelas que soam e troam troam e soam com estardalhaço. Essa situação lembrou-me, então, aquele poema do Fernando Pessoa, no qual o eu-lírico observa uma ceifeira que, enquanto ceifa, canta, “julgando-se feliz talvez”. Apreciando o canto suave da moça, ele diz que “ouvi-la alegra e entristece”, pois ela “canta como se tivesse / mais razões p’ra cantar que a vida”. “Ah, poder ser tu, sendo eu! / Ter a tua alegre inconsciência, / E a consciência disso!” Neste exato momento, avisto na varanda do prédio ao lado, um pequeno menino com sua babá. Ele já está preparado para logo mais, já se vestiu com as cores da pátria e já tenta extrair da corneta aquele som característico dos gramados africanos. Sem êxito, ele pede que a moça que o acompanha toque e ela o faz com a mesma alegre inconsciência da ceifeira. É, Dunga, logo mais outras vuvuzelas soarão e troarão, pedindo licença ao pensamento; ele que se afaste para que a emoção domine e comande com você os artistas da bola. Afinal, “a vida é tão breve”!

6 comentários:

  1. E que ao final da tarde brasileira, as vuvuzelas soem a alegria e a esperança de ser feliz, ainda que por um dia, ou melhor, por uma Copa.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Como sempre, bela descrição de toda a emoção que atingirá esse imenso país a partir de hoje! E eu realmente não gostaria de estar na pele do Dunga... Boa torcida! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Maria Teresa
    Está neste momento a tocar o hino do Brasil. Que a sorte proteja os jogadores do seu país e que o jogo lhes seja mais favorável do que foi o de Portugal.
    Beijinhos
    Lourdes

    ResponderExcluir
  4. Dulce:
    Hoje deu certo, né? As vuvuzelas estão por toda parte.
    Beijos


    Cassia:
    Nossa, Cassia, eu também não gostaria de estar na pele dele. Responsabilidade do tamanho do mundo pesa sobre suas costas.
    Bjos


    Lourdes:
    Você sempre gentil. Aliás, o momento do hino é talvez o mais emocionante do jogo. Não é à toa que o jogador coreano não resistiu às lágrimas.
    Obrigada pelos bons fluidos e que Portugal possa também sorrir ao som das vuvuzelas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Bem dito, Maria Teresa!

    Então...
    Um copo de Copa!

    Mas para descansar os ouvidos das vuvuzelas, esse mantra estranho, ouvi o Hino Nacional em guarani (no youtube). E com a letra, quer dizer, com a tradução.

    Você fez gol!

    ResponderExcluir
  6. Nivaldete:
    E bota estranheza nisso! É como um gemido cheio de dor profunda que se soma a outro e a outro e a outro... não quero sonhar com elas não! Vou correndo ouvir o Hino no youtube!
    Beijo carinhoso.

    ResponderExcluir