quarta-feira, 9 de junho de 2010

Orgulho


Quase caímos para trás quando vimos o tamanho da piscina. Gigantesca. Ficava maior ainda perto dela naquele maiô azul de listra verde e com aquela touca que a fazia igual aos outros também de touca de borracha. Destacava-se, porém, ao acenar-nos timidamente, preocupada com que não a víssemos no meio das toucas compenetradas de mãos e pés enrugados. Mesmo de longe, percebíamos seu olhar arregalado cheio de cílios que piscavam e piscavam. Nosso coração estava quase despencando lá de cima para confortá-la e para dizer-lhe que a água estaria morna e que ela se transformaria no mais ágil peixe listrado de verde que atravessaria aquela imensidão de cá pra lá e de lá pra cá.
Com o tempo, fomos aprendendo a controlar as batidas incontidas no peito apertado, tantas foram as oportunidades desde aquele tempo. Descobrimos como tornar enrijecido o fio que prende aquela mão à nossa e que cada vez se torna mais transparente, de tão verdadeiro. Existe sem que se tenha que ver, sem que se tenha que mostrar.
Hoje nos entrevemos como naquele dia lá longe, novamente agitando os braços na arquibancada branca branca, ao lado da piscina gigantesca. Só que não há mais touca e nem maiô de listra verde, mas ela continua um peixe listrado muito sabido. Hoje é dia de Doutorado.


14 comentários:

  1. Maria Teresa
    Eles crescem, as situações alteram-se mas as emoções continuam e o nosso coração permanece sempre preso a eles com a mesma intensidade. São sempre os nossos meninos, mesmo que a touca e o maiôt tenham dado lugar ao traje académico (não sei se aí usam). É mesmo um grande orgulho!
    Parabéns, muita saúde e sorte para o peixinho listrado poder "nadar" tranquilamente pela vida fora.
    Beijinhos
    Lourdes

    ResponderExcluir
  2. Teresa,
    As mães são privilegiadas,conseguem enxergar com os olhos do coração...Nossos pequenos crescem muito rápido, o tempo passa rápido, aliás tão rápido quanto um mergulho numa piscina imensa....
    Hoje é dia de festejar,o mérito é de voces todos! Orgulho enorme, merecido,como se tomasse fôlego entre uma "braçada" e outra na piscina enorme da vida,sabendo que tudo valeu a pena!Parabéns, com beijos carinhosos!
    Roseli

    ResponderExcluir
  3. Lourdes:
    Que mensagem terna, como foi bom receber essas palavras tão cheias de verdades e de carinho!
    Muito obrigada.
    Beijos.


    Roseli:
    De fato, o "tomar fôlego" é que impulsiona cada braçada e que faz a vida caminhar, ofertando-nos doses de alegria inusitadas. Obrigada pelo retorno cheio de carinho acumulado.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Maria Teresa, ainda não vivenciei essa experiência, mas fiquei com os olhos mareados (coisas de grávida?) ao ler e imaginar-me nessa situação. Tão bom vê-los crescer e conquistar e, ao mesmo tempo, tão difícil!

    Beijo grande,

    Cacau

    ResponderExcluir
  5. Tê,
    sentimo-nos, todos nós honrados, envaidecidos.
    Já não é só mais uma touca entre tantas outras.
    As oportunidades e bençãos divinas foram se apresentando e de maneira ímpar soube assimilar.
    Que segurança, quanto conhecimento !
    O Auditório Arcadas apalaudiu - Viva !!
    Parabéns Tê, Parabêns Flávia, nossa Doutora.

    ResponderExcluir
  6. Cacau:
    Sem dúvida que a descrição dá uma ideia da emoção que se vivencia, mas nada como estar ali e sentir por dentro o corroer dos momentos de ventura. Felizmente você terá sempre oportunidades duplicadas para tirar isso a limpo.
    Beijos


    Zé:
    Como nos sentimos privilegiados com suas manifestações sempre tão carinhosas e plenas de desvelo. É como se o tempo parasse um pouco para nos embalar e nos abraçar. Muito obrigada.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Te
    Com que mestria você consegue colocar palavras nesse nosso inimigo "Tempo"
    Mas é muito bom termos lembranças tão lindas como essa da menina de maiô de listas verdes e toca de borracha que, até hoje não parou de dar fortes braçadas na vida e chegou ao Doutorado com tanta garra e sabedoria. As lembranças ficam sempre nos corações de quem nos ama, por isso ela conseguiu nos dar mais esse momento de emoção que vivemos ontem, que nunca mais de apagará de nossas lembranças.
    Beijos
    Neide, Elza e Pasquina

    ResponderExcluir
  8. Queridas Neide, Elza e Pasquina:
    Nossa emoção soma-se a essas manifestações de carinho, que nos permitem reviver os doces momentos que nos embriagam de alegria. Agradecemos a vocês por tudo isso, desde os tempos do maiô de listras verdes.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Que lindo! Parabéns pela sucesso de sua filha!
    Alguém já disse que criamos os filhos para o mundo, um dia batem asas e vão. Nesse caso, mergulham e deslizam na água.
    Aquele fio invisível nunca some, está ali pra sempre!

    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Que orgulho mesmo!!!! Merecidídídídíssimo!!!!!
    Mas acho, que nesta história toda, vc é a grande vencedora, amiga, pois nunca conheci uma mãe como vc!!! PARABÉNS!!!!!! Beijo grande. RIT@

    ResponderExcluir
  11. Vera:
    Muito obrigada. Às vezes o mergulho é tão fundo, que a ansiedade faz doer; no entanto, ao aflorarem, a satisfação é mesmo imensurável.
    Beijo carinhoso


    Rita:
    Como agradecer a você todo o carinho acumulado? Sempre tive pra mim que somos a somatória das relações de afeto (além das outras todas) que se entrelaçam para formar nossa tessitura. Algumas delas, entretanto, são indispensáveis para a coesão perfeita daquilo que somos; são imprescindíveis. Agradeço a você por isso.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Orgulho é pouco... Louvor é mais adequado quando a ansiedade desperta e nos traz tamta alegria e satisfação. Só podemos ser gratos a Deus pelos talentos que foram multiplicados e pelos pendores que na Flávia foram expressos! Parabéns a toda a família participante dos êxitos. Beijos
    RUTH

    ResponderExcluir
  13. Meu coração bate de emoção ao ver esse "peixe listrado, tão sabido e iluminado" destacar-se pela imensidão desse mundo...Ainda vou ouvir e participar de muitas outras vitórias de "nossa querida menina"...Parabéns mãe querida! Você colhe o que plantou. Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Ru:
    Não me surpreendem suas palavras ternas e plenas de emoção. Obrigada pela vida toda de carinho.
    Beijos


    Dalva:
    Obrigada, minha amiga. Sua participação é mesmo imprescindível e tem sabor de pão de queijo!
    Beijos

    ResponderExcluir