quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Tartarugas

Normalmente se diz que, quando trabalhamos, ficamos entediados, pois utilizamos apenas nosso lado esquerdo do cérebro, aquele conectado a nossos pensamentos analíticos, diretos, verticais, a nosso jeito racional e objetivo de administrar as pedras do caminho, pois no meio do caminho sempre tem uma pedra. Enquanto isso, o outro hemisfério, o do lado direito, o mais tímido, aquele associado à intuição, vinculado a nossos pensamentos divergentes, flexíveis, místicos, divertidos, parece ficar em repouso, aguardando um convite para manifestar-se. Essa peça a vida não me pregou: sinto-me numa situação absolutamente inusitada como a de uma tartaruga em cima do poste, pois meu trabalho sempre consistiu em mergulhar nas entrelinhas de tudo o que existe por escrito, em detectar metáforas e externá-las, provocando outros lados direitos de outros cérebros e libertando-me da linearidade da mesmice cheia de princípios cotidianos, como aquele que determina que uma tartaruga definitivamente não pode ser vista equilibrando-se em cima de um poste. Pois é, acabei de conhecer agora o significado dos tantos olhares das tartarugas que há muito coleciono e que têm um lugar de destaque nas minhas prateleiras envidraçadas!

2 comentários:

  1. E com que facilidade você vê significados poéticos em detalhes cotidianos de nossas vidas e como consegue expor através de palavras que tanto nos encantam.
    Com o passar dos anos não seria redundância lhe tecer elogios, visto que você está sempre surpreendendo com esse dom maravilhoso que Deus lhe deu!

    ResponderExcluir
  2. Como fico feliz com todo esse carinho acumulado!
    Beijos,
    MTeresa

    ResponderExcluir