sábado, 31 de dezembro de 2011

2012



As peças espalham-se pela mesa, inúmeras, coloridas, indefinidas. Mais uma vez. É hora de procurar as pontas para definir um começo, afinal, todos os começos são assim. Vontade de ficar ali olhando apenas, sem coragem de procurar contornos e perfis. Não há modelo neste jogo, apenas o espírito lúdico que inspira a tomada de atitude, o acanhamento  da busca do que parece ser esboço de contornos e de organização. Novo quebra-cabeças a ser montado, novas figuras a serem estampadas, novos pasmos, frustrações, entortadelas, recomposições. Não há moldes, mas momentos que poderão sugerir a direita ou a esquerda, a mesmice, a rotina, a superação. Tudo é relativo, mas o importante é que haja harmonia em todos os passos e que o quadro final seja digno de figurar na memória como um tempo em que houve tenacidade, ternura, temperança.

Feliz 2012!

(imagem: http://www.google.com.br/imgres)

12 comentários:

  1. Oi, querida poetisa!

    Muito sábia a comparação com um quebra-cabeça. Que em 2012 você possa ter maravilhosas surpresas neste jogo da vida!

    Sucesso em TUDO!

    Carinhosamente,

    Limara

    ResponderExcluir
  2. Feliz 2012 pra voce tambem! Que possamos nos reencontrar aqui... sempre! beijos

    ResponderExcluir
  3. Maria Teresa... aproveitando muitas peças do meu quebra-cabeças anterior, que muito me ensinou, parto para caminhos ainda desconhecidos, mas sei que abençoados! Seja feliz! Abraço, Célia.

    ResponderExcluir
  4. Tudo de bom para você e família, Maria Teresa!
    Beijos de ano novo.

    ResponderExcluir
  5. Limara:
    Que os nossos jogos sejam sempre surpreendentes!
    Beijo carinhoso


    Arianna:
    O prazer é meu! Grande ano pra você.
    Beijos


    Célia:
    Ensinamentos valiosos nas peças dos quebra-cabeças anteriores, sem dúvida. Aproveitá-los é proceder a uma avaliação crítica imprescindível para prosseguirmos com menos insegurança.
    Um ano também muito feliz para você.
    Beijo


    Dade:
    Começamos com esperança. Passo certo, né?
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Temperança, Ternura
    Lindo texto
    Tudo de bom pra você e família Mil cores na sua vida
    BJS

    ResponderExcluir
  7. O melhor no quebra-cabeça é que temos a liberdade de jogar com as peças, organizá-las, tentar novamente e, finalmente encontrar a beleza da tela em questão e apreciá-la, agradecidos. Assim nos colocamos no Ano-Novo, cheios de perspectivas mas certos do êxito final. Deus nos ajude a todos!\\ Bj RUTH

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo belo texto, Maria Teresa. Continue assim, sempre talentosa e inspirada, e permita-nos ouvir os seus botões muitas vezes ao longo de 2012. Feliz ano novo.

    ResponderExcluir
  9. Olá amiga Teresa!
    Perdida e achada, desta vez enviada cá por amigo Quicas.
    Sabes que sempre, há anos, amo o que escreves e como o fazes lindamente, mas as ausências e as rotinas afastaram-se de ti. Desculpa, se bem que quem mais perdeu fui só eu.
    Tentarei seguir-te mais de perto este ano. Digo tentarei porque o que me tenho limitado a fazer é visitar quem me visita, conceito que eu própria vivamente reprovo, mas a falta de tempo e as muitas visitas assim me forçam tantas vezes.
    Volto, prometo!

    Amiga, o meu texto para iniciar este Novo Ano tem algo que se assemelha. Estamos em concordância, a mim, só me falta a arte de assim brincar com as palavras.

    Parabéns e um Bom Ano.
    Beijo

    ResponderExcluir
  10. Iracema:
    Que seja um ano abençoado para todos nós!
    Beijos


    Ru:
    A liberdade é um estímolo e tanto. Vamos de braços dados com ela.
    Bjos


    Marcelo:
    Obrigada pela gentileza de sempre. Que 2012 seja venturoso com o calibre de todas as nossas esperanças.


    Ná:
    Ah, como fiquei contente de revê-la!! Não sei por que não conseguia deixar-lhe um comentário ultimamente. Tentei muitas vezes!
    Só discordo de você numa coisa: as palavras de tudo o que escreve têm o sabor e o cuidado da brincadeira bem feita e cheia de ternura...
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Teresa, o texto reflete perfeitamente a incerteza dos inícios. O papel em branco com a caneta em punho. Diante da tela: pincéis e cores, mas essa também está em branco. Como definir o traço, as palavras, o movimento, a emoção que invade a alma? Talvez, passo a passo, tecendo dias entrelaçados com amor... Feliz 2012! Waldette.

    ResponderExcluir
  12. Waldette:
    Seja bem-vinda por aqui e um ótimo 2012 a você também. Composto de muitos passos entrelaçados com amor.
    Bjos

    ResponderExcluir