sábado, 20 de novembro de 2010

Cores


Li o Calligaris e concordei com ele, afinal, alegria é uma coisa e felicidade, outra. Por que insistir naquele projeto de harmonia caolho? Seria muito mais simples aceitar a punhalada. Mais que isso, o fardo, o flagelo, o ninho de vespas.

Alegria foi pensar, lá atrás, no projeto, no colorido da cabeceira da cama que naturalmente faria contraste com o branco do resto. Não fosse o listrado, a alegria ficaria meio esparramada na alvura, na tonalidade meio casta do que deve ser essa tal felicidade. São só duas semanas, imagine, esse tempo nem vai contar... além do mais, nem paramos em casa mesmo!

Alegria foi tingir a ideia do armário azulão na cozinha e das prateleiras laranja separando a porta da entrada da sala de TV. Uma TV i-men-sa na frente do sofá cor de rato combinando com todos os tons da casa nova em folha, ufa, depois da reforma com cheiro de pó de gesso e rachadura a preço de ouro no teto do vizinho de baixo.

Quando ela chegou com suas três malas, uma só para os sapatos, o laranjão desbotou um pouco. De susto. Só para os sapatos? Organizadíssima, já se dispôs a guardar os copos Brunello de Montalcino no armário envidraçado: vai ficar lindo, vocês vão ver! Depois foi a vez do jogo de jantar com bordas amarelo ouro, os canecões vermelhos de sopa, as xícaras vice-versa de café, que graça! Claro que gostamos, mamãe, a casa ficou com outra cara!

Várias caixas de presente ainda estavam fechadas, esperando um próximo feriado, mas dali a pouco pularam para prateleiras, estantes, parapeitos. Dois meses de sorrisos abatidos e de sonhos consternados. Dois meses. Está tudo tão arrumadinho!
Algumas alegrias suicidaram-se para que a felicidade ficasse emoldurada na parede principal da sala, refletindo a vida organizada no lustre de minúsculos cristais. Alegrias multicoloridas, desnutridas, embranquecidas. Afinal, alegria é uma coisa e felicidade, outra.

7 comentários:

  1. Amiga Teresa!

    É mesmo isso!
    Como é bom ler-te, identificar-me contigo, mesmo numa linguagem tão rica na qual me revejo, mesmo não sabendo usar com a tua mestria!!!

    A felicidade vive de todas as alegrias a todo o momento... não se guarda nas estantes, nas prateleiras, nas vitrinas para ser exibida.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Fernanda:
    Você deve ser o protótipo dessa Alegria. Digna de admiração,sempre achei isso.
    Beijo carinhoso

    ResponderExcluir
  3. Um texto rico como sempre, eu aprecio especialmente o preciosismo dos detalhes!
    Quanto a alegria e felicidade para mim não são a mesma coisa. A alegria surge ocasionalmente a felicidade tem que ser construída é como um puzzle sempre em construção!
    Beijos,
    Manuela

    ResponderExcluir
  4. Manuela:
    Ah, esse puzle! Sempre falta uma peça ou sobram tantas outras que não se encaixam...
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Texto lúcido, sensível e colorido com uma cor muito peculiar: o seu talento, Lúcia. Parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Marcelo:
    Obrigada pelo comentário generoso.
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Maria Teresa
    Hoje venho tentar mais uma vez. É apenas uma experiência, pois há algum tempo que não aparecem os meus comentários.No último post que fez não aparece local para comentar, não sei se o problema é do meu computador se da net, se... não sei.
    Beijos
    Lourdes

    ResponderExcluir