quarta-feira, 7 de abril de 2010

Tulipas


Era primavera em Nova Iorque e as tulipas amarelas vermelhas lilases brancas e mais algumas amarelas invadiam os jardins bem cuidados das ruas também preenchidas de táxis amarelos. Tudo parecia ir mais depressa ainda e era registrado nos espelhos dos edifícios que pareciam indiferentes, mas que estavam ali para contemplar. Contemplar? As imagens apenas refletiam o que dava para ver e não o que se captava com todos os sentidos, como dissera, no Metropolitan Museum, o senhor de gravata borboleta, diante do quadro Campo de trigo com ciprestes de Van Gogh. De fato, naquela tela cheia de luz e de pinceladas angustiadas, a vida parecia pulsar e o trigo amarelo e nervoso parecia arranhar a natureza cheia de dor. Os edifícios apenas registravam a primavera em Nova Iorque; as pessoas que andavam no meio dos táxis amarelos é que contemplavam, é que viam o perfume e saboreavam a melodia amarelada das tulipas que brincavam nos canteiros e que convidavam a sentir a delicadeza da primavera espelhada pelos prédios envidraçados. Era primavera em Nova Iorque; primavera amarela e cheia de tulipas.

7 comentários:

  1. Um texto tão plástico que chegamos a ver o que você viu... Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Uma delicia de passeio pela primavera de Nova York, através de seu texto... Lindas flores as tulipas, tão elegantes e delicadas.
    Beijos e bom dia.

    ResponderExcluir
  3. Olá Maria Teresa,
    Privilegiada pelo seu convite, vim ver o seu blogue. Li algumas coisas e constatei que tem um blogue muito interessante, de grande qualidade estética e cultural.
    Com certeza já esteve no meu e viu que sou muito apegada à cultura, mas posso alinhar por questões mais lúdicas, não tem de forma alguma a coerência do seu.
    Obviamente que vou seguir o seu blogue, que contribuirá muito para esta minha necessidade de aprendizagem diária.
    Beijo,
    Manuela

    ResponderExcluir
  4. Aqui estão o clima e as cores, as flores e a boa escrita de quem sabe.
    Beijo, querida.

    ResponderExcluir
  5. Nivaldete:
    Que bom que deu pra ver! Adorei o comentário.
    Bjos


    Dulce:
    As flores encantam mesmo; as tulipas, então, parecem meio mágicas...
    Beijos


    Manuela:
    Muito obrigada por seu comentário tão gentil. Vou também frequentar o seu espaço para podermos trocar essa correspondência virtual, que tanto aproxima as pessoas que têm as mesmas afinidades.
    Seja muito bem-vinda!
    Beijo


    Dade:
    Você sempre cheia de ternura; muito obrigada!
    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Maria Teresa
    Que maravilha essa descrição da primavera em Nova Iorque. De certeza que as túlipas deram uma ar mais colorido e bucólico a uma cidade tão cheia de arranha-céus.
    Beijinhos
    Lourdes

    ResponderExcluir
  7. Lourdes:
    De fato: a aridez e o cinza se enfeitaram, como se vestissem roupa de gala.
    Beijos

    ResponderExcluir