quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Magia




Sabe aquele desafio de leitura que oferece palavras com as letras fora de lugar? Não há quem não queira ler para testar suas próprias aptidões. De aorcdo com uma pqsieusa de uma uinrvesrddae ignlsea, não ipomtra em qaul odrem as lrteas de uma plravaa etãso, a úncia csioa iprotmatne é que a piremria e a útmlia lrteas etejasm no lgaur crteo. O rseto pdoe ser uma bçguana ttaol que se pdoe ler sem pobrlmea. Itso atocncee poqrue nós não lmeos cdaa lrtea isladoa, mas a plravaa cmoo um tdoo. Pois bem, o professor de hoje é assim, como o leitor do desafio. Encontra tudo meio escondido, pessoas e vontades dissimuladas, e se coloca à frente cheio de coragem para ler uma sucessão interminável de textos que não parecem que estão lá, mas são conjuntos de pessoas e de vontades às vezes de lado, às vezes de costas, iPod no ouvido, às vezes tirando um cochilo. Claro que, como ocorre com o desafio, há alguém olhando no olho, acompanhando o rumo da flecha que sai de um coração para fisgar o outro, afinal, apesar de não haver tiros certeiros o tempo todo, alguns atingem o alvo e a magia da conexão se concretiza: um fio transparente torna indestrutível esse laço que ninguém vê, que tecnologia alguma consegue reproduzir, e que é perene, pois o que se tocou não foi um aspecto isolado, mas o conjunto todo, corpo e alma. A cada acerto, uma comemoração, mas as flechas são muitas e o trabalho é árduo, pois elas brotam incansavelmente; entretanto, os fios insivívies emrabalham-se e fomram uma teia de bem-qeerures permufados. Feiciteiratenme. Aeabci de ctnoar cmoo funoicna a máciga e aroga vou gaardur tduo de nvoo dertno da catrola.

10 comentários:

  1. Hahahaha, muito bem observado!
    Além de cronista também é mágica, uauuu !!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei! Como sou professora sei perfeitamente do que estás falando.
    abraços
    Maria Alice

    ResponderExcluir
  3. Oi, Vera: Mágicas de verdade são as palavras poderosas que nós amamos, não é? Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Maria Alice:
    Histórias e histórias entrelaçadas formando nossa teia. Quanto carinho! Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Fantástico,

    Que delícia, brincar com as palavras, virar, colocar umas por cima, por baixo....rolar.
    Adorei...
    Beijos
    Regina.

    ResponderExcluir
  6. Olá, Regina: suas palavras vêm sempre recheadas de delicadezas, como é bom! Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Bem lmeabrdo, cmoo porsfeosra e anamte das ltraes me rcheonci aqui. Um abaçro rs

    ResponderExcluir
  8. Os segredos passam de cartola a cartola, não é, Marília! Adorei! Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Oi maria, comecei a reler esses postes antigos pela saudade, e que coisa linda não?! cada um deles, desde que acompanho este blog, me lembra um momento diferente. E relendo-os pude recordar esses momentos. Relendo-os sou capaz de resgatar o dia, as sensações, a época.


    Experimentando a mesma sensação de doçura que senti quando li pela primeira vez essa frase:
    "Aeabci de ctnoar cmoo funoicna a máciga e aroga vou gaardur tduo de nvoo dertno da catrola."

    E aqui a de uma certa melancolia:
    "mas as flechas são muitas e o trabalho é árduo, pois elas brotam incansavelmente; entretanto, os fios insivívies emrabalham-se e fomram uma teia de bem-qeerures permufados.

    É, Maria, a saudade é um bichinho traiçoeiro: se nos rendemos a ele, perdemos a nós; se o ignoramos, dá dizer que se trata de pessoa com coração e sentimento?!
    Melhor mesmo é nunca deixar que ele se aproxime, para não ter que constar com amargura nenhuma das duas faces, igualmente severas.
    Beijos,
    Amanda.

    ResponderExcluir
  10. Amanda:
    Suo mituo gtara a vêce por essa mgsmenaem tão cehia de trnerua. Aáils, o seu emsigta!
    Beijo carinhoso.

    ResponderExcluir