terça-feira, 15 de setembro de 2009

Clichês

Consultando O PAI DOS BURROS, agora dá pra responder na bucha e deixar o preto no branco, para não se tornar carta fora do baralho. Da maior gravidade é trocar seis por meia dúzia só para tentar quebrar o gelo. Para receber crítica construtiva, antes tarde do que nunca cada um deve ser dono de seu nariz e perceber que há uma necessidade premente, por N motivos, de saber que danos irreparáveis acorrerão a quem não valorizar esse novo monstro sagrado. Com marcação cerrada, ele aponta todo tipo de mazelas e rasga o verbo sem compaixão. Espalha aos quatro ventos com velocidade vertiginosa e sem medir as palavras, que os surrados clichês devem ser proibidos terminantemente, principalmente a quem tem o firme propósito de escrever certo por linhas tortas, já que muitos são os chamados e poucos os escolhidos. No entanto, ser uma enciclopédia ambulante ninguém é e apesar de se ter imorredoura gratidão ao Humberto Werneck, autor desse dicionário de lugares comuns e frases feitas, sempre vai ser duro golpe se num texto que pretende ser a bola da vez, aparecerem palavras imperdíveis e que encontraram morada sólida como uma rocha nesse seu material de primeira qualidade, com o perdão da palavra.

7 comentários:

  1. Ah, os lugares comuns... Se ouvido enjoasse igual estômago, hein? Sempre oportuno, lembrar a chatice desses lugares. Parabéns pelo texto - curto, preciso. Exato.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Caríssima, é um prazer enormeeee te conhecer!
    Seu texto é tudo de melhor, e vc escreve gostosamente. Já sigo você agora, veja lá...
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Mis saludos afectuosos y fraternos desde Santiago de Chile, ha sido un gusto conocer y vistar su espacio de comunicación y divulgación cultural y literaria, mis saludos y agradecimeintos y felicitaciones por su labor

    un abrazo afectuoso y fraternos desde el sur de América,

    Leo Lobos

    ResponderExcluir
  4. Eduardo, Graça e Leo: Bem-vindos a este espaço! Fiquei feliz com a presença e com as palavras afetuosas de vocês.
    Maria Teresa

    ResponderExcluir
  5. Maria teresa!
    Feliz em aceitar seu convite e me deliciar com textos tão bem construídos.
    Parabéns!
    Sensibilidade e emoção
    abraços
    Maria Alice Guimaraes

    ResponderExcluir
  6. Apareça sempre, Maria Alice; você será muito bem-vinda! Abraços, Maria Teresa

    ResponderExcluir