domingo, 6 de novembro de 2011

Corujas


Você nunca viu ninho de coruja? Nunca mesmo? Então olhe ali as corujinhas ao lado daquele buraco; é, bem ali, aquelas corujinhas que parecem que estão de óculos escuros, viu? Vamos chegar mais perto bem devagarinho para não assustá-las; assim, sem fazer barulho... Nossa! Elas entraram em fila pela rampinha de terra! Como elas são bonitinhas! Você quer fechar o buraco? De jeito nenhum! Imagine deixar as coitadinhas trancadas do lado de dentro! É claro que lá no fundo deve ser confortável, afinal, foi onde elas nasceram, onde estiveram pela primeira vez, e a mamãe delas não iria querer um ninho feio e sujo, não é? Mas existe o mundo aqui fora e as corujinhas também pertencem a ele, por pior que seja. Elas têm que saber caçar e defender-se, têm que aprender a voar e a conhecer outras corujas, têm que construir mais ninhos. Vamos fazer o seguinte: se nós nos escondermos ali, atrás da arvorezinha, elas vão sair e você vai ver como são sabidas. Você quer fechar o buraco depois que elas saírem?  Também não e não! Ali é a casinha delas, já imaginou se você ficasse trancado do lado de fora de seu apartamento, sem poder entrar nunca mais? Seus brinquedos, seus livrinhos, seu quarto, sua cama, tudo fechado lá dentro? Veja, as corujinhas estão saindo: uma, duas, três, elas agora vão conhecer o mundo e vão saber que existem crianças espertas como você, meninos que entendem que ninguém pode ficar trancado do lado de fora e muito menos do lado de dentro...

(imagem: http://www.google.com.br/imgres?q=ninhos+de+coruja)

14 comentários:

  1. Da minha sala onde trabalhei em um colégio, toda manhã saia um casal de corujas e as professoras me diziam: Célia manda tirar esses bichos dai... eles dão azar!! Oras! Eu adorava olhá-los e em seus olhares perscrutadores decifrei muitas mensagens! Abraço, Célia.

    ResponderExcluir
  2. Precisamos ser todos corujas... e entender "que ninguém pode ficar trancado do lado de fora e muito menos do lado de dentro..."
    Reapareci!
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Célia:
    Incrível como os seres da natureza oferece sábias lições! O importante é "saber ver" e, como você bem disse, "decifrar".
    Beijos


    Arianna:
    Retorno mais que prazeroso! Viva!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá Maria Teresa
    Tenho andado arredada dos comentários, pois passo pela casa dos amigos numa correria.
    Espero dispor de mais tempo daqui para a frente para não correr o risco de me fecharem do lado de fora...
    Beijinhos
    Lourdes

    ResponderExcluir
  5. Lourdes:
    É sempre uma alegria quando você aparece... A porta sempre vai estar aberta, claro que vai!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Que delícia de texto! Amo corujas ! já pensou se você não estivesse por perto? Coitadinha das corujinhas...Criança tem cada uma...conheço um "baixinho" que com certeza teria a mesma idéia do garotinho do texto...rsrs..
    Beijos
    Roseli

    ResponderExcluir
  7. Roseli:
    Eu sei bem de quem você está falando, como sei!
    Beijo carinhoso

    ResponderExcluir
  8. Como sempre, um prazer enorme ler cada um dos seus textos. Esta lembra-me de quando meu neto (o mais velho, hoje com 20 anos) ainda menino mudou-se para Campinas e, no condomínio, na rua em que ele mora, passava (passa) um pequeno riacho e, nas margens desse riachinho, tocas de corujas que causavam seu encanto e seu medo, porque se alguém se aproximasse elas reagiam com pequenos ataques, na defesa de seus filhotes... Só não me lembro dele querer fechar os buracos... rs...

    Beijos e uma boa tarde

    ResponderExcluir
  9. Dulce:
    São histórias encantadoras as dessas crianças que vibram com detalhes, às vezes, tão pequeninos, não é? Crianças que ficam eternamente crianças...
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Que fila indiana bela e feliz! Elas, as corujas, nos dão uma lição de fraternidade e cooperação, de trabalho e de laser. Sabem se programar e cumprir com os objetivos para o que foram criadas. Bom exemplo para as crianças em formação: cumprir seu programa de vida com alegria e desprendimento.
    Muito bom! BJ RUTH

    ResponderExcluir
  11. Nossa Tê, engraçado que enxerguei meu Lucca. Aqueles olhos espertos querendo desvendar o mundo a todo momento. E eu, coruja como sou, deixo ele voar, sair do seu ninho e aprender ...
    Mas, estou logo ali pra uma eventualidade ... Com as asas abertas, com o ninho aberto caso ele recue um pouquinho ...
    Beijo grande
    Vanessa

    ResponderExcluir
  12. Ru:
    Uma lição e tanto! De fato!
    Bjos


    Vanessa:
    A mãe coruja parece distraída na cerca longínqua, mas é como toda mãe diligente e preocupada: protege a cria com exemplos, gritos e aparente alheamento aos olhos de quem não é coruja! Taí!! O Lucca estava dentro do quadro!
    Bjos

    ResponderExcluir
  13. Texto bom também para crianças... Leva a pensar sobre liberdade, pensamento e ato. É ponto de partida para uma aula de filosofia sobre esses temas. Parabéns, Maria Teresa. Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Nivaldete:
    Quanto a natureza nos ensina, você tem razão. Pena que normalmente não enxerguemos o que ela nos oferece de graça...
    Beijos carinhosos

    ResponderExcluir