segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Porvir


Apesar das notas baixas, do castigo costumeiro, ele se armou de uma forteza sem tamanho e pulou a janela para ver o presidente inaugurar as casas populares. Foi fotografado e virou símbolo, ao pegar na barba reeleita quatro anos atrás. A foto fica na sala, bem no centro da parede principal, em cima do sofá único da casa minúscula.
Hoje a barba está mais grisalha e o pequeno Everton, com sorriso quatro vezes mais crescido; ele diz que vai sentir saudade daquele que se tornou seu ídolo, bem como de tantos outros alabirintados neste país de muitas injustiças. Na pouquidade de sua cosmovisão, o menino de Lauro de Freitas, lá da Bahia, não se conformou com o enduramento metrificado dos 30 metros quadrados onde o mandaram ficar; achou tudo aquilo uma bestice sem tamanho e deixou pra lá os grunhidos de melancolia. Saltou para a enormidade de seus sonhos, driblou a multidão e encontrou o que queria nos ombros de um vizinho.

Cada um tem um tamanho e um formato de esperança. Muitas vezes ela fica invisível ou embaçada. Em outros momentos, veste-se de náusea e de tédio. Faltam pouquíssimos dias para que cada um encontre e agarre o que vai chegar com cheiro de novo. Agarre e apalpe, abrace e sinta-lhe o perfume. Depois o quadro deverá ficar na sala, bem no meio da parede principal, para que todo dia possa ser revisitado. Quadro com moldura branca de coragem e de fé.

8 comentários:

  1. Porvir... O que o ano novo nos reserva? Na incógnita da vida sobra- nos esperança, porque Deus é brasileiro e há de guiar nossos passos. O difícil é desarmar os prepotentes, os incrédulos, os corruptos. Mas que venha o amanhã e que venha renovado, cheio de graças. Que o pequeno menino não se decepcione e cresça para um mundo melhor!

    ResponderExcluir
  2. Crônica certeira, como aliás você bem sabe fazer. O que a gente receia é que tipo de perfume esse novo ano vai trazer. Será que alguém vai alimentar a esperança de pegar no cabelo da "presidenta"?

    Beijo e votos bem sinceros de que 2011 traga a realização de seus melhores desejos.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Olá!

    Obrigada, Obrigada!

    Para você também, que o Ano Novo seja lindo, leve e criativo: Cheio de sonhos realizados!

    Obrigada Maria Teresa, por nos fazer sonhar, com suas mensagens poéticas!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Caro Anônimo:
    Que não se frustre mesmo o menino, que represente a estrela brilhante que nos guia e nos empurra pra frente! Feliz 2011!


    Dade:
    Obrigada, querida! Que nossa presidenta saiba reconhecer a criança que certamente estará à espera para lhe desejar muita sorte, muita sensibilidade para conduzir a esperança de todos nós!
    Beijo carinhoso


    Limara:
    Você sempre tão cheia de ternura! Que 2011 seja revestido desse seu astral! Muito obrigada.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Ok... Ok... estou de fora... há muito não vivo nesse nosso país. mas ouço as estórias de uns e outros e vejo a repercussão internacional que Lula teve e tem. Não posso julgar porque não estou presente. Uma coisa posso dizer, independente de presidentes, cabe a nós, e somente a nós, indivíduos fazendo História, sermos responsáveis por nossos destinos e, de certa forma, os destinos de outros sem vozes. Feliz 2001 a todos nós!
    2011, 2012, 2013 etc etc etc
    E outra, acho que é coisa da humanidade... decadência humana não respeita fronteiras. Ainda assim, Feliz Ano Novo à todos nós. Que sejamos sempre crianças!!
    Nina

    ResponderExcluir
  6. Nina:
    Belo comentário! Muita coisa aqui mudou bastante pra muita gente, mesmo que haja oposição forte que defenda o contrário! Nosso país gigantesco caminha e mais gente hoje está mais feliz que ontem. Isso é fato. No entanto, os horizontes são largos e há uma enormidade de problemas a resolver, claro, como em qualquer lugar do mundo.
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Um novo ano, um novo porvir, uma nova esperança... e de esperança em esperança, vamos cumprindo cada um dos novos anos... Para o menino que bem sabia o que queria, ficou o orgulho de ter conseguido chegar aonde pretendeu... Esperemos que ele siga assim pela vida, perseguindo e alcançando seus objetivos, como exemplo para todos os negativistas que preferem ficar reclamando, do que tomar seus sonhos nas mãos...
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Dulce:
    Estou com você! O importante é fazer acontecer - e todos estamos comprometidos com esse objetivo!
    Reclamar não leva a nada.
    Um grandioso ano novo a você!
    Beijos

    ResponderExcluir