domingo, 7 de março de 2010

Tictac

Tempo é concreto ou abstrato? Foi assim que a conversa começou. Inicialmente pensei nele como entidade abstrata, pois, se não existíssemos, o tempo também não existiria e não dependeria de nós. Apesar do egocentrismo do entendimento, não deixou de ter certa lógica. No entanto, a concretude do tempo e a insistência com que a ele fazemos menção inundaram o tempo do batepapo e à sua materialidade me rendi. Quando o tempo nasce? Quando nós o criamos. O problema é que, depois, dele não nos conseguimos apartar. Não tenho tempo. Peça coisas a alguém bem ocupado, a quem não sobre tempo; os que têm tempo largo não sabem aproveitar o tempo deles. Temporizamos nossa vida em função de suas exigências e dele somos escravos até o final de nosso tempo. O que eu faria se tivesse mais tempo? Leria mais, viajaria a lugares fantásticos - aqueles que não cabem nem na minha imaginação, viveria sem agenda, pensaria melhor nos meus momentos de lazer. Coisificamos o tempo de uma forma tal, que a cada dia que passa, nos tornamos mais subordinados à sua ingerência e à sua fúria. Como Danuza Leão exemplarmente estampou na sua coluna do jornal de hoje, sujeitamo-nos à tecnologia avançadíssima dos telefones celulares – e não conseguimos mais viver sem eles – para economizarmos tempo; com isso, vamos nos tornando, paulatinamente, pessoas mais solitárias e mais sem necessidade de tanto tempo assim. Jantar ao lado de alguém que atende aquela chamada que vai demorar só um minuto e leva horas é sinônimo de embotamento e de robotização. Dessa forma, o que eu faria se tivesse mais tempo? Prestaria mais atenção às pessoas e as encheria de mimos e de carinhos, coisa que ainda o menor e mais sofisticado engenho da modernidade não descobriu como fazer. Tictac, é só uma questão de tempo...


9 comentários:

  1. Eu concordo com vc Maria. Adequamos o tempo para as nossas necessidades e nos tornamos escravo dele. Concordo bastante.

    ResponderExcluir
  2. Pena que nosso tempo esteja cada vez menor... sinto tanto sua falta, amiga... Por sorte, posso ler um pouquinho de vc, quase todos os dias... Obrigada por este Blog maravilhoso! Vou torcer para que vc seja uma justa ganhadora do prêmio Blog Vip! Beijo com saudades... RIT@ MARQUES

    ResponderExcluir
  3. eu tenho tido todo tempo do mundo!!! principalmente para as pessoas que eu amo tanto!
    ... se às vezes não podemos estar presente em alguns momentos, com certeza estamos de coração sempre torcendo e aplaudindo.
    Para mim você é sempre a vencedora!
    p.s. sempre recebi os seus mimos e carinhos e isso nenhum tempo apaga! Parabéns ... parabéns...
    parabéns! beijão

    ResponderExcluir
  4. Amanda:
    E o pior é que tentamos nos libertar o tempo todo, não é mesmo?
    Bjos


    Rita:
    Vamos tentar encompridar o nosso tempo. Faz tempo que resolvemos driblar o tempo...
    Beijos carinhosos.

    ResponderExcluir
  5. Esther:
    Tenho certeza de sua presença sempre constante e tão carinhosa! Como isso é bom!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Bom dia, minha querida amiga.
    Passando para dar uma espiada nas novidades e parabenizá-la pelo grande dia de hoje.
    Todas, mulheres tão bonitas quanto qualquer Estrela, que lutam todos os dias para fazer do mundo um lugar melhor para se viver.
    FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... aproveita para desejar uma semana de muito Sucesso.
    Saudações Florestais!
    Em: http://www.silnunesprof.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Silvana:
    Da mesma forma lhe desejo felicidade, neste nosso mundo em que as mulheres verdadeiramente se colocam na linha de frente, para fazerem refletir o brilho de seus corações.

    ResponderExcluir
  8. Meu coração pede um "tempo" para lhe dizer que há muito a acompanho em "Ouvindo meus botões". A cada leitura procuro e encontro a minha amiga tão querida.
    Obrigada por "ainda" fazer parte de minha vida.
    Carinho,
    Dalva.

    ResponderExcluir
  9. Querida Dalva:
    Como fiquei feliz com sua mensagem! Que saudade!
    Pois saiba que você também faz parte da minha vida; são espaços preenchidos com sentido de perenidade, felizmente.
    Um beijo muito carinhoso,
    MTeresa

    ResponderExcluir