sexta-feira, 5 de março de 2010

Puxapuxa

E ela me pediu para relembrar aquele tempo tão doce, com cheiro de bala azedinha, que a gente ficava chupando até acabar e sentindo aquele gostinho de limão. Ou de abacaxi. Elas davam uma sensação de que a vida demoraaaava e fazia o tempo encompridar para que o melado grudasse na infância e o perfumasse de doçura. Às vezes, enquanto ouvíamos entretidas as histórias que nos contavam (havia sempre muitas histórias), ajudávamos a fazer nhoque de batata doce: eram cobrinhas de massa que ficavam mais finas ou mais grossas, mas nunca iguais, e que esticávamos na mesa de mármore, espalhando a brancura de farinha pelo chão, pelos sapatos e pelas bocas que não deixavam de experimentar aquelas bolinhas que iam dali para a água fervendo. Na hora de comer, não queríamos mais nada, pois a degustação já fora suficiente para nossos estômagos pequenos. Aquela mesa de mármore enfarinhada ou melada ficou impressa como estigma e ainda hoje nos emocionamos ao lembrarmos a calda fervendo sendo derramada na pedra e esticada rapidamente, para que, quando esfriasse, cortássemos o sabor em pedacinhos e chupássemos com cuidado para não grudar no dente. Puxapuxa que puxa lá do fundo o aroma cítrico e fresco da pedra enooorme, tão grande e fantástica quanto os personagens heroicos das histórias que nos contavam.

10 comentários:

  1. Cest vrai,Marie Therese,mininu aquele coração pula e bate os bracinhos,tudo isso ,moi e Peri ensinamos,brigadu por sensibilidade tua!
    bzu mãos suas querida pessoa amiga!

    viva la vie

    ResponderExcluir
  2. Ricardo:
    Agradeço muito sua visita.
    Viva la vie!

    ResponderExcluir
  3. Que doces recordações Maria Teresa!
    Em minha casa não fazíamos bala, mas quando a minha mãe fazia algum bolo, era eu quem comia a rapadura.
    Beijinhos
    Lourdes

    ResponderExcluir
  4. Lourdes:
    Numa casa cheia de crianças, imagine a disputa que havia! Bons tempos!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Maria Teresa, você ganhou o PRÊMIO BLOG VIP. Basta ir até o meu blog, copiar o selo e eleger os 10 melhores blogs na sua opinião. Estas são as regras.Depois, cite-os em seu blog, não esquecendo de fazer o convite para os seus leitores visitem o blog que lhe elegeu. Parabéns! Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Querida irmãzinha:
    (seu comentário acabou indo para o post anterior, não sei por quê).
    Que delícia termos tido todas aquelas balas cheias de doçura; que sortuda sou eu de ter podido dividir toda aquela alegria com você!
    Bjos carinhosos,
    MTeresa

    ResponderExcluir
  7. Tânia:
    Quanto carinho senti nessa indicação! Fiquei muito feliz e agradecida por ter merecido essa gentileza. Neste mundo onde parece que nada é concreto, os laços de ternura estão sempre mais apertados; são sentidos e correspondidos!
    Beijos carinhosos,
    Maria Teresa

    ResponderExcluir
  8. Maria Teresa.
    Que nome lindo!

    Muito bom te ler.

    Beijos.

    ResponderExcluir