quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Verde

Sabe aquele jardim na frente de casa, com algumas rosas, algumas azaleias e aquele gramado bonito de que ninguém queria cuidar? Lembro-me de que meu pai, certa vez, plantou ali um caroço de manga, acreditando que logo logo nasceria uma árvore enorme... Hoje o jardim está mal cuidado (inclusive agora asfaltaram o gramado), mas a mangueira continua altaneira, com raízes tão raivosas que a calçada anda meio rachada por conta de sua sustentação. Tenho saudade daquele tempo, mas hoje estou feliz com a jabuticabeira e com a pitangueira, plantadas em vasos aqui na varanda de meu apartamento. Outro dia achei cinco jabuticabas e esperei que elas amadurecessem um pouco mais para colher. Cada pessoa da casa ganhou uma e foi delicioso saber que comíamos uma fruta diretamente do pé. A pitangueira é mais generosa e o chão às vezes fica salpicado de bolinhas vermelhas, pois a vida é corrida e nos esquecemos de entrar na varanda para ver de lá o trânsito da avenida e de olhar de relance para as pitangas que murcham de tristeza com nosso descaso. Um de meus propósitos deste novo ano (tenho tantos ainda em janeiro!) é cuidar mais do verde, da natureza, então, quando li que em Portland, nos Estados Unidos, estão projetando um prédio cuja lateral abrigará um jardim de 74 metros, percebi que muita gente também começou o ano com esse tipo de preocupação. No entanto, e por mais engenhocas que haja para fertilizar e regar o verde na vertical, como pisar descalça a grama e arrancar as ervas-daninhas? Como plantar um caroço bem lambido de puro prazer para ver se ele vira uma mangueira cheia de raízes que arrebentam calçadas? Como?

5 comentários:

  1. Oi Maria Teresa,

    Obrigada pelo convite! Passei os olhos e gostei muito. Voltarei com mais calma para ler seus escritos ("botões")! Já estou seguindo!

    Aproveito para convidá-la também a conhecer meu cantinho: www.mosaicosdosul.blogspot.com

    Abraço,

    Claudia (Cacau)

    ResponderExcluir
  2. Querida amiga Teresa,

    Tenho andado arredada dos Blogs dos amigos por falta de tempo.Desculpe.

    Sabe que também tenho uma pitangueira, mas nunca deu fruto...trazia dois ou très quando a comprei lá no Sul, Algarve, onde é bem mais quente, aqui parece que não dá.
    Tenho pena. Gosto de frutos exóticos...para nós aqui pitangueira é um luxo.

    O meu jardim sofreu um pouco com as agruras do Inverno, mas não faltam citrinos, de todos e aqui há muito relvado, felizmente.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Claudia:
    Seja muito bem-vinda. Vou visitar os mosaicos do sul, certamente.
    Abraços,
    MTeresa


    Fernanda:
    Sei bem como o tempo encurta-se e some...

    Aqui em São Paulo, os verdes estão cercados nos parques e, pelas ruas, ainda veem-se algumas árvores frondosas rodeadas de concreto. No mais, a natureza aparece modificada nos arranjos arquitetônicos, mas árvores frutíferas, só nos sítios e fazendas das cidades do interior. Daí a nostalgia.
    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Desculpa a minha demora em aparecer por aqui. Agora, tenho mais dois blogs para postar, além do Palavras e Imagens. Realmente, Maria, grama na vertical somente para o Homem-Aranha! rsrsrsrs
    Blogs aguardando a tua visita:
    www.degraucultural.blogspot.com
    www.arteportodososlados.blogspot.com
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Ah, vou aparecer por lá certamente, Tânia. Bjos

    ResponderExcluir