sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Sublimidades

Sublime. Ficaria sublime como um estorvo a sobremesa aerada para aquelas pessoas transparentes. Transparentes? Claro, sempre foram amorfas, superficialíssimas e inexpressivas. Parecia até que ele tinha um prazer descomunal de trazê-las para dentro do lar, que ela procurava colorir e encher de dengos. Entretanto, há muito que aquelas pás não giravam com frenesi, com energia própria daquilo que nasceu para moer e triturar. Estavam ali sobre a bancada branca, refletindo sua inquietude de bater e bater, de bater e bater; sentiu-se realizada e já começou a separar todos os ingredientes com a meticulosidade de quem está preparado para um embate.

Pegou os ovos e os dispôs perfilados diante do aparelho que refletia toda sua indignação e seu repúdio. Tinha-lhe dito que não gostava deles, que seria um jantarzinho íntimo à luz de velas, como gostavam tanto... Acreditava mesmo que ele queria expô-la ao ridículo diante daqueles exímios cozinheiros exemplares e vazios. Seguiu a receita à risca, sem dúvida que ficaria sublime... Então, quando colocou a tomada no interruptor, quase desmaiou: as pás negaram-se a ser suas aliadas e ficaram estáticas, mortas, paralisadas.

O aerado de sua sobremesa murchou, diante daquela batedeira irônica e ferina. E agora era a cara dele que se estampava no crudelíssimo aparelho espelhado, juntamente com as outras caras translúcidas com sorrisinho sarcástico, aplaudindo sua mediocridade sublime.



7 comentários:

  1. Maria Teresa, quanta criatividade menina! Adorei o texto!

    Quanto a Saint Petersburgo, o melhor está por vir... amanhã publico um post sobre o Hermitage, um dos maiores e melhores museus do mundo, que fica na cidade... passa lá pra ver que delícia!

    Beijo,

    Cacau
    www.mosaicosdosul.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Belo jogo de palavras.
    Passei para dar uma espiadinha nas novidades e desejar um bom final de semana.
    Beijo grande.
    FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER...

    ResponderExcluir
  3. Cláudia:
    Fiquei feliz com a visita.
    Não perderei os lances novos de Saint Petersburgo!
    Bjos

    Silvana:
    Você é sempre bem-vinda.
    Bjo carinhoso.

    ResponderExcluir
  4. Maria Tereza
    Mas que situação!... Você já reparou que sempre que fazemos alguma coisa sem amor, com má vontade, acaba não dando certo???
    Beijos e bom final de semana

    ResponderExcluir
  5. É verdade, Dulce. Quando existe carinho, mesmo o difícil transforma-se e transmite-nos alegria.
    Bjos

    ResponderExcluir
  6. As pás da batedeira fizeram muito bem em não funcionar. Para pessoas amorfas, superficialíssimas e inexpressivas não há merecimento nem de pás de batedeiras ...
    Espero que nossas pás não batam nunca para este tipo de pessoa!
    Beijo
    Vanessa

    ResponderExcluir
  7. Gostei, Vanessa! No entanto, como é gostoso fazer uma sobremesa aerada para pessoas especialíssimas, né?
    Bjos

    ResponderExcluir