domingo, 20 de dezembro de 2009

Natal

Cautelosos e bastante envergonhados. No início, não foi fácil deixá-los à vontade. As mãos não obedeciam, o pensamento não cooperava, tudo parecia fora de lugar. De lugar e de tempo. Cinquenta anos ou mais não é momento de começos, de trajetórias cheias de letras inexpressivas, de símbolos sem significado, de signos ocos.

Lápis e cadernos cheios de linhas eram ameaçadores e tudo parecia sem nexo, sem elo, sem compaixão. Cada um deles percorreu melhor um atalho que o outro: ela preferia desenhar as letras e o fazia com capricho. Encorpadamente. Ele dava-se melhor com a leitura e saboreava os primeiros passos da identificação dos nomes das coisas. Sonoramente. Um completava o que o outro não sabia bem, mas ela teria que juntar os pedaços das palavras, palavras gordas, curvilíneas; aliás, adorava os contornos, o desenho espirituoso daquele mistério de traçados. Ele teria que domesticar os dedos acostumados a enxadas e a plantações, ao trato cotidiano de bois e de bezerros; adorava ouvir o som das palavras que estavam ali, prontas para serem decodificadas.

Foi uma luta de ano inteiro. Luta briosa de enfrentamentos e de pasmos. A cada página da cartilha, um novo sentido para a vida retirada do fundo do baú, já sem a poeira do desconhecimento.

Neste tempo de Natal, aqueles signos ocos estão preenchidos de luz e de melodias afinadas com uma era de nascimentos. Por isso, a ceia deste ano terá um sabor muito mais aprazível: ele lerá para ela o nome do panetone que comprarão no supermercado e ela fará o pernil seguindo uma receita copiada com sua letra cheia de redondezas. Os filhos virão com os netos e a casa estará enfeitada com os doces saberes de quem teve coragem para principiar, mesmo que aos cinquenta e tantos anos. De A a Z, plenamente.


(Foto: mhtml:mid://00000167/!http://dezmaos.files.wordpress.com/2008/11/mao-escrevendo.jpg)

14 comentários:

  1. Conheço bem essa alegria, Maria Teresa, porque trabalhei em alfabetização de adultos durante vários anos. A alegria de quem aprende a ler na idade madura é uma recompensa para quem ensina - os olhos brilham, o riso vem fácil, até a postura das pessoas muda pra melhor.

    Um beijo e um Natal e ano novo de grandes alegrias, paz e muita saúde.

    ResponderExcluir
  2. De fato, Dade, foi uma experiência que me trouxe um sentido de vida muito especial, grandioso.

    A você também desejo um santo Natal e um 2010 cheio de alegrias.
    Beijo carinhoso.

    ResponderExcluir
  3. Olá, querida Maria Teresa!

    Obrigada pela mensagem no Alinhavos de Moda!

    Desejo que você também realize seus sonhos e que, como professora que ama sua profissão, você possa sempre abrir novos horizontes através da Educação; seja para jovens ou adultos.

    Que todas as letras da palavra FELICIDADE sejam "escritas" com: Saúde, Paz, Sucesso, Esperança, Determinação e etc...


    Beijos carinhosos,

    Limara Lis

    ResponderExcluir
  4. Amiga,

    Passei para te desejar um NATAL FELIZ, junto de todos que você ama.
    E um FELIZ ANO NOVO, que 2010 seja repleto de realizações.
    Super beijos,
    Regina d'Ávila.

    ResponderExcluir
  5. Limara:
    Como foi bom saber das novidades nos seus Alinhavos. Que no próximo ano sua criatividade continue fazendo o mundo tornar-se mais cheio de graça, mais cheio de encanto.
    Beijos.


    Regina:
    Agradeço suas mensagens sempre muito ternas por aqui. Que nestas Festas você receba todo esse carinho acumulado, tingindo-lhe o futuro de paz e harmonia.

    ResponderExcluir
  6. Querida Maria Teresa!
    Que o Natal e o Ano Novo te revigorem no amor de tua família e dos teus amigos.
    abraços
    Maria Alice

    ResponderExcluir
  7. Querida amiga Teresa,

    Desculpe mas não deu para ler este texto hoje, voltarei.

    Trago Votos de Feliz Natal.

    Que este dia possa trazer
    momentos de fé e de esperança.
    Que possa fazer deste dia...
    todos os dias da sua vida.
    Que a paz possa reinar
    eternamente no seu coração
    Deixando que a alegria
    se manifeste em todos os momentos
    da sua vida.

    São os meus sinceros desejos...
    para si neste Natal.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Maria Alice:
    Agradeço muito suas palavras. Da mesma forma, espero que o Amor de que você sempre tratou com tanta beleza preencha-lhe sempre todos os dias do próximo ano.
    Beijos.

    Fernanda:
    Agradecendo-lhe todas as visitas carinhosas aqui, junto a meus botões, também lhe desejo muita harmonia neste novo tempo de recomeços.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Maria Teresa, obrigada pela mensagem bonita. Torço para que o ano que chega nos traga também boas realizações, sabedoria para descobrir o sentido -tantas vezes rico - das coisas marginalizadas; saúde e generosidade para amar, simplesmente amar-sem discurso, sem justificativas. Um abraço!

    ResponderExcluir
  10. Que lindo, Nivaldete! Torço para que sejamos mesmo capazes de tudo isso!
    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  11. Oi Maria Tereza. Obrigada pela mensagem lá no meu blog. Desejo a você as maiores e melhores benesses que se pode ter nessa vida.
    Um beijo igualmente carinhoso.

    ResponderExcluir
  12. Marília: que tenhamos razão para ponderarmos sobre nossos atos e que acreditemos que poderemos ser melhores.
    Mais uma vez, um grande ano pra você!
    Beijo.

    ResponderExcluir
  13. Maria Teresa
    Nunca trabalhei com adultos no meu tempo de docência, por isso ficou essa lacuna no meu percurso profissional. Tenho muita pena, pois deve ser uma experiência muito gratificante.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  14. Lourdes:
    Sempre trabalhei com adolescentes e com alunos dos primeiros anos de curso superior, dando aulas de Língua Portuguesa. Só agora tenho feito esse trabalho de alfabetização que, como você bem pontuou, é gratificante ao extremo. Estou bastante feliz.
    Beijos.

    ResponderExcluir