terça-feira, 24 de novembro de 2009

Adjetivos



Hoje eles tiraram férias! Não se dignaram a aparecer no papel, já que ultimamente têm sido boicotados. Não quiseram nem saber de minhas argumentações e ficaram bem à minha frente, dançando, fazendo piruetas e zombando de minha dificuldade de não fazer uso de seus préstimos, afinal, adjetivos dão colorido e sabor ao texto, é o que eles dizem. Cinicamente me acompanharam durante a viagem a Buenos Aires, balançaram comigo no meio das nuvens, morrendo de medo, fizeram compras na Calle Florida e caminharam e como caminharam naquelas avenidas com gosto de tango e de largueza (ah, neste momento eles acharam que eu não resistiria a seus encantos!!). De braços dados comigo, saíram os adjetivos para visitar o interior da Casa Rosada (epa, adjetivo permitido, é parte do nome) e se deliciaram na varanda de Evita, quase ouvindo-a cantar Don’t cry for me, Argentina! Ainda duvidando de minha teimosia, deliciaram-se com empanadas e doce de leite na Recoleta, assistiram a El Fantasma de la Opera e se emocionaram com a música que desceu até os labirintos da alma, convidando-a a descobrir seus segredos, seus medos, suas utopias. Por fim, jantaram comigo no Porto Madero e saborearam o cheiro da costela de tira; ali, como já achavam que estavam varrendo os resíduos da minha resistência, foram iludidos com tin-tins que borbulhavam nos cristais e acabaram aceitando o tinto que lhes ofereci: então eles até que cederam, mas fiz questão de rejeitar-lhes a sedução; nenhum dos adjetivos figurou por escrito neste retrospecto, apesar de terem ficado o tempo todo comigo. Buenosairesmente.

8 comentários:

  1. Que difícil é viver sem esses capetinhas, os adjetivos... Principalmente numa experiência dessas... Buenos Aires... Por ironia, um adjetivo aí... Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Ah, Nivaldete, você me flagrou! Passei por ele como quem não viu nada e deixei-o lá, como se não valesse... Valeu! Beijo.

    ResponderExcluir
  3. Maria Tereza
    Incrivel como consegue escrever todo um texto sem adjetivos, tendo-os gritantes em todas as entrelinhas!... Adorei.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Eles são terríveis mesmo, Dulce! E nós nos viciamos a usá-los, para evitarmos tantos "gritos".
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. oi, maria teresa.
    eu não conheço buenos aires.
    e tive um sopro de ar colorido com teu texto sem adjetivos.
    pra mim ficou encantador.
    e foi um prazer reencontrar teu blog.
    gracias.

    ResponderExcluir
  6. Prazer foi meu com sua visita, Katine. Se você sentiu o colorido, valeu a pena o esforço; além disso, continua de pé a ideia de que a força expressiva do texto não está tão intrinsecamente vinculada aos adjetivos, apesar de eles serem tão cativantes.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Criativo,ótimo,interessante,cativante,atrevido,
    inovador,inteligente,curioso,admirável,ousado,
    brilhante,imaginativo,brilhante,inventivo, genial, "bacana", excepcional,bem humorado....
    Enfim....não estavam no texto, mas estão presentes sempre na maneira gostosa que escreve.
    Parabéns!!! Adorei!
    Roseli

    ResponderExcluir
  8. Roseli:
    Que delícia vê-los todos juntos aí! Adorei seu comentário e agradeço muito sua visita carinhosa.
    Beijos.

    ResponderExcluir