sábado, 10 de outubro de 2009

Menino




Não tinha nada, mas tinha um gato. Um gato branco, diferente daqueles que se veem por aí, esquivos e soberbos. Não era de raça, mas comia aquela raçãozinha própria para gatos que vão ser amigos da gente, assim lhe tinha dito a mãe, preocupada com o desmedido interesse do menino em fazer o gato experimentar de tudo um pouco. Mas o gato era avesso a beijos e abraços, apesar de ser um gato mais simpático; ficava constrangido com a euforia do menino que lhe enchia de carinho, que o carregava no colo quase sem aguentar o peso de seu gato de olhos verdes. Tão verdes como os olhos do menino. O menino cresceu e o gato branco que não gostava de afagos ficou mais branco ainda, pois apareceram-lhe uns fios alvos no bigode que já se acostumara com os carinhos apertados do menino. Um dia, os olhos do gato não mais brilharam e o verde dos olhos do menino guardou aqueles tempos de sua meninice para sempre, tempos verdes, eternos, como deve ser a alma de todos os meninos que um dia tiveram um gato de olhos verdes.

6 comentários:

  1. Olá, Maria Teresa!

    Meninos, gatos, sonhos e esperança... Inspira a pensar que o Dia das Crianças está próximo!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Seu texto, muito bonito, me faz considerar o quanto o gato está ligado à infância... e a todas as idades, afinal. Temos dois em casa, cada um com uma personalidade diferente, tal como as pessoas. Às vezes estou postando e um deles -Pat- se enrosca nos meus pés, pedindo atenção ou comida... Adorei. Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Limara:
    Ei-lo, cheio de singeleza e de ingenuidade! Como é bom isso não é? Grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Nivaldete: não tenho gatos, mas dois cachorros que nos provam constantemente que carinho desinteressado realmente faz um bem enorme, como um abraço apertado, inesquecível!

    ResponderExcluir
  5. Mariaterê, bom dia! Gatófila que sou não podia deixar de comentar este poemeto do gato branco e verde... cheio de alma! Obrigada pelo convite ao seu blog, virei com calma que aqui tem poeisa e tem ronron.. Te presenteio com meu selinho.
    Clique no link para acessa-lo.

    http://docs.google.com/Doc?docid=0AePGgzzIfuPMZGhta2syNzNfMTNobTY5ZHRnMg&hl=pt_BR

    ResponderExcluir
  6. Oi, Ada: que bom vê-la por aqui. Seja sempre muito bem-vinda. Beijos.

    ResponderExcluir